Postagens populares

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: PATURIS NA ÁRVORE

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
PATURIS NA ÁRVORE



Participação Especial do meu amigo Cristiano Gomes, cumpadi véio amante da natureza como eu, cujas fotos, algumas, já postei aqui no Blog anteriormente.
O que me chamou a atenção para essas fotos, foi justamente os Paturis estarem em cima de uma árvore, ou melhor, em uma árvore morta, já desgalhada e privada de folhas. O Cristiano foi muito feliz em capturá-los nessas fotos, pois quase todo fotógrafo somente tiram fotos deles nadando. Pois bem, estes aí, possivelmente, estavam assustados e aguardando o momento de voltar ao ninho. Suponho que seja um casal.
Parabéns Cristiano!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

IMAGENS DOS MEUS CAMINHOS NO MATO


Amigos do Blog! Coloco aqui apenas algumas imagens do vejo quando estou caminhando no mato de cerrado. Acima, uma trilha que classifico como bela e que está cheia de cheiros e sons maravilhosos, coisas que nós, que moramos nos grandes centros populacionais, não temos chance de sentir e ouvir no dia-a-dia. Quanto mais ver! O Cacique Raoni (tribo Caiapó) disse certa vez que as aldeias dos brancos são muito barulhentas. E que, por isso, o branco era incapaz de ouvir o som de um grilo. PURA VERDADE! Vocês precisam sair um pouco das cidades e adentrar ao mato e, assim, usufruir dessa benção: o mato!
 Esta figueira me chamou a atenção de como, às vezes, o mato nos mostra que acontecimentos cruéis também lá acontecem. Na foto, vocês vêem como a árvore hospedeira foi sufocada pela Figueira. Talvez até já estivesse morta, pois não deu pra mim reconhecer que árvore era, a hospedeira.  Lei da Natureza.



Esta flor singela e humilde no chão do pasto ao lado da mata esboça a sua vontade de viver!
Pessoal, este sou eu. Um pouco cansado de andar, é claro. Mas.....

....logo encontrei uma cerca que cortava a trilha e pude tirar o "arreio" das costas e o chapéu e tomar um gole d'água. Nada melhor....
Depois de fotografar esta bela casca de cigarra, que jazia inerte na ponta desse galho, tomei o rumo de volta a civilização (não sem um pesar no coração).

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

CAPIVARAS PASSARAM POR AQUI

CAPIVARAS PASSARAM POR AQUI....(lembre-se sempre: clique nas imagens para ver ampliado)



Sempre que estou em minhas andanças pelo mato e, principalmente beira-rio, ou córrego, me deparo com sinais dos viventes das cercanias ou de animais visitantes. É o caso da capivara. O maior roedor do mundo está sempre presente em locais com pouca ou muita água. Quando a pressão do homem é grande, tornam-se notívagas e, de dia, o que você vê são ..... suas fezes. Quando o solo permite, as pegadas frescas são vistas também. É bom saber que ainda podemos encontrar sinais de capivaras por onde caminhamos no mato!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

MICO ESTRELA, SEMPRE BEM-VINDOS!





O Mico Estrela é um dos primatas mais comuns aqui no Brasil. Estão em todas as áreas não desmatadas e até mesmo nas reservas urbanas. Sempre que encontro com eles em minhas caminhadas no mato, sinto que ainda há esperança para nós, que os desmatamentos, um dia irão cessar! (Quem dera!!!). Essa família das fotos, eu encontrei em uma matinha perto do pasto de um sítio aqui em Goiânia. O macho estava em uma árvore de parelho com um coqueiro e o filhote, ao lado da mãe no coqueiro. A face medrosa do filhote que captei compensou o passeio. Sempre bem-vindos essas criaturinhas de Deus!