Postagens populares

quinta-feira, 21 de julho de 2011

LOBO GUARÁ URBANO

Jornal O Popular, de Goiânia-GO, data 03/07/2011

Amigos, é uma lástima. Os desmatamentos desenfreados, o fogo no cerrado nesta época do ano, a perseguição (até a morte) dos fazendeiros, no afã de protegerem seus galinheiros, estão escurraçando nossos lobos Guarás para as áreas urbanas de nossas cidades. Em Jataí-GO, os bombeiros foram acudir um jovem lobo ferido no olho e bastante debilitado, quiçá pela fome, que invadiu uma residência daquele município.
Olhando para a foto da captura, me enchi de compaixão e muita dó, pois a imagem transmite uma ideia de que o pobre lobo é um marginal qualquer sendo capturado pela polícia.
Vejam o que a fome faz. Faz ele arriscar a vida para matar a fome. IMAGINEM, meus amigos, o nosso esbelto lobo Guará COMENDO LIXO nos centros urbanos de nossas cidades! UMA LÁSTIMA!
Essa é uma das razões porque eu estou varejando os matos enquanto tenho idade e saúde: ESTÁ TUDO ACABANDO PELA MÃO DO HOMEM!
Deus abençoe a todos!

terça-feira, 19 de julho de 2011

ELE.... NOVAMENTE

Não me canso de admirar esse baita topete! E o equilibrio e como ele salta na vertical sem ao menos bater as asas..... Como a criação de Deus é bonita!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

PASSOU POR AQUI

O veado, cuja foto do rastro fresco eu fotografei antes, passou por aqui. Ver um veadinho desses foboca de dia, é difícil. Mas as vezes a sorte nos presenteia com uma visão. Este, foi por pouco. Eles descansam beirando o córrego durante o dia. Se não há córrego tão próximo, eles usam as toceiras de capim e arbustos. Por isso é difícil você conseguir ver um. Veja bem, com um dos melhores narizes e ouvidos da natureza, é quase impossível para o homem surpreendê-lo na natureza. O homem caminha fazendo muito barulho e às vezes tosse devido ao pigarro (os mais velhos que o digam).... então aquele que está quieto, imóvel no esconderijo, primeiro o escuta, depois vem o cheiro - mas pode ser o inverso. Ele nota que aí vem o bicho homem e homem é perigo mesmo, então, põe-se nas quatro patas e, se você for um felizardo, poderá ver a trazeira dele sumir na maravalha.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

TOCA DA PACA BEIRA CÓRREGO


Esta toca habitada por paca (seus rastros estavam frescos) se encontrava à beira do córrego que eu estava fotografando. Geralmente as pacas gostam de tocas perto da água. Dado momento, à noite, elas saem em busca do seu "pão-de-cada-dia". São bichos noturnos e somente vistos, com muito cuidado, em esperas nas árvores ou chão. São muito aríscas e não é qualquer um que as vê. Como escrevi anteriormente, espero poder fotografa-las. Para isto, estou programando uma espera de paca para este ano. Se tudo der certo, eu colocarei as fotos aqui.

O QUE ENCONTREI NO MATO

Esta borboleta estava me acompanhando enquanto atravessava o pasto para a mata do outro lado. Dado momento, ela me ultrapassou e assentou a dois passos na minha frente. Parecia pedir para ser fotografada. Seu pedido foi atendido!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL


Estas duas fotos, a coruginha buraqueira e o curicacão é de autoria do meu colega Cristiano Gomes, que como eu, gosta muito de caminhar no mato. Parabéns, cumpadi Cristiano! Belas fotos!

RASTRO DE VEADO CATINGUEIRO



Sempre que ando no mato, principalmente à beira de algum córrego, eu encontro pegadas frescas de veados que habitam a região. Estas que inseri aqui, são de veado catingueiro, a única espécie que ainda sobrevive male-male nas fazendas próximas a cidades. É uma luta desigual com o bicho homem. Imagine você, a fêmea vem a parir um filhote e ela dá duro para esconde-lo dos homens. E mesmo assim, quando o homem o encontra, acha bonitinho aquele animalzinho pequeno imóvel ali na folhagem e..... leva pra casa da fazenda. Veja bem, não estou generalizando, mas acontece. Um agregado o cria a mamadeira com leite de vaca e ele cresce, perde o medo dos homens e, um dia, se for macho, sentindo o chamado da natureza, escapole para o mato e, ingênuo, acaba morto por um tiro impiedoso de algum caçador ávido por mostrar aos outros o quão bom caçador ele é. Isto quando os cães não acham o filhote primeiro. Pois se acharem, já era. É estraçalhado pelos dentes caninos e termina sua vida precocemente no bucho deles.

Este ano, se eu puder, farei uma caçada. Mas uma caçada sem vítimas. E tudo que quero é a foto do animal. Como veados, pacas e outros animais são de hábitos predominantemente noturnos devido a pressão de caça do homem, terei que fazer uma "espera". Isto mesmo, uma espera que nem um caçador comum. Só que não levarei arma e sim uma máquina fotográfica com um bom flash.

Deus permitindo, e se tiver sucesso, porei as fotos aqui.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

UM GAVIÃOZINHO TOMA SOL NA TORRE DE RETRANSMISSÃO



Esse gaviãozinho tomava sol na torre de retransmissão telefônica em frente minha casa e eu da janela resolvi capturar a imagem. Fazia um lindo dia! Tive sorte!

TRILHA BEIRA CÓRREGO


Ah..... nada melhor do que esta visão maravilhosa do poção do córrego depois da trilha!

sexta-feira, 1 de julho de 2011