Postagens populares

quarta-feira, 13 de julho de 2011

RASTRO DE VEADO CATINGUEIRO



Sempre que ando no mato, principalmente à beira de algum córrego, eu encontro pegadas frescas de veados que habitam a região. Estas que inseri aqui, são de veado catingueiro, a única espécie que ainda sobrevive male-male nas fazendas próximas a cidades. É uma luta desigual com o bicho homem. Imagine você, a fêmea vem a parir um filhote e ela dá duro para esconde-lo dos homens. E mesmo assim, quando o homem o encontra, acha bonitinho aquele animalzinho pequeno imóvel ali na folhagem e..... leva pra casa da fazenda. Veja bem, não estou generalizando, mas acontece. Um agregado o cria a mamadeira com leite de vaca e ele cresce, perde o medo dos homens e, um dia, se for macho, sentindo o chamado da natureza, escapole para o mato e, ingênuo, acaba morto por um tiro impiedoso de algum caçador ávido por mostrar aos outros o quão bom caçador ele é. Isto quando os cães não acham o filhote primeiro. Pois se acharem, já era. É estraçalhado pelos dentes caninos e termina sua vida precocemente no bucho deles.

Este ano, se eu puder, farei uma caçada. Mas uma caçada sem vítimas. E tudo que quero é a foto do animal. Como veados, pacas e outros animais são de hábitos predominantemente noturnos devido a pressão de caça do homem, terei que fazer uma "espera". Isto mesmo, uma espera que nem um caçador comum. Só que não levarei arma e sim uma máquina fotográfica com um bom flash.

Deus permitindo, e se tiver sucesso, porei as fotos aqui.

4 comentários:

  1. Estive vendo suas fotos hoje, 04.04.2012. Seu blog está crescendo e tá muito bonito. É isso aí! Alander

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boas as fotos,eu ja morei em um serra cheias de animais silvestris,vi muitos deles,cotias,veados,jacu,catitu,paca,moco,tatu,só qui eu nao tinha uma maquina pra tirar fotos,mais ja comprei uma i vou tirar muitas fotos,qui conheço o lugar melhor do qui os caçadores!!!!

      Excluir
    2. Muito boas as fotos,eu ja morei em uma repleta de animais silvestris,conheço o lugar como ningue,nao sou caçador,meu pai mim ensinou como conhecer as pegadas de um aninal,conheço da paca,cotia,veado,catitu,jacu,tatu,entre outros,muito legal...ja vi esses animais de perto,mais nao tinha uma camera para tirar fotos,ou gravar,comprei uma,i quando voltar pra minha,vai ser legal.....

      Excluir
    3. Olá Anônimo! Obrigado por comentar. Sucesso na empreitada, vai gostar. Qdo tirar as fotos, envie para tutoni@gmail.com. Eu postarei neste blog como "Participação Especial". Boa sorte!

      Excluir

Olá! Gostou? Então deixe a preguiça de lado e comente!