Postagens populares

terça-feira, 13 de novembro de 2012

CAMINHANDO NO CERRADO DO MORRO FEIO


CAMINHANDO NO MORRO FEIO (Hidrolândia-GO)

Amigos,

Hidrolândia-GO é uma pequena cidade bem perto de Goiânia, capital. Creio que 20 minutos de viagem, de Goiânia até lá pela  BR-153.
Mas o bom de Hidrolândia, além das jabuticabas (Hum....novembro é o mês delas lá,delícia!), é o Morro Feio. O pessoal das bikes faz trilha por lá, mas dá muito bem para compatibilizar as bikes com as trilhas feitas à pé.
Nesse sentido, meu amigo e colega de caminhada no mato, Cristiano Gomes (vocês já devem ter visto algumas fotos suas neste blog, como participação especial), me convidou para fazermos uma trilha por lá e tirar algumas fotos. Nem precisava de confirmação. O tempo ajudou e tivemos uma manhã nublada até mais ou menos 10 horas, quando então o sol saiu dando o ar da graça. O resto são detalhes, digo, fotos, que vocês poderão ver abaixo. Tivemos problemas com os trilheiros de bike, os quais – às vezes – atrapalhavam, pois quando estávamos focando um pássaro ou um objeto qualquer, passava aquela leva por nós, restando-nos abrir caminho. Mas ao adentrarmos mato adentro, fora das trilhas, a coisa melhorava.
Apesar daquela gente toda subindo e descendo trilha no morro, vimos pegadas de veado Catingueiro (confiram a foto) e, por sorte, ouvimos uma onça parda suçuarana dar seus miados por lá, diversas vezes, fazendo com que nós desviássemos do caminho que íamos indo, tomando outro rumo para evitar encontros desnecessários .....e perigosos. Fiquei bem entusiasmado com isto, pois é sinal que ainda se pode encontrar animais de bom porte por lá.
Fizemos um lanche lá no topo do morro, com uma linda vista de encher os olhos e voltamos para o carro, levando uma ótima lembrança em fotos e deixando somente nossas pegadas por lá. Valeu pela ótima localização (perto da capital) e pela beleza exuberante do local. Até a próxima amigos!

 O festejado cajuzinho do cerrado, abundante nesta época do ano.

Estes cactos, típicos do cerrado, teimam em buscar a luz do sol que tanto necessitam, pois o local é sombreado.

Aqui, esta "penca" de cajuzinhos do cerrado estão esperando serem colhidos, para delícia do fotógrafo.

Este cipó me pareceu uma grande cobra a subir pelo tronco dessa pequena árvore do cerrado.

Essa figueira corajosa mereceu ser fotografada devido a sua teimosia em sobreviver na pedra.

Bela flor do cerrado a expor sua beleza desde o chão coberto de folhas!

Rastro de um pequeno veado Catingueiro, típico do cerrado goiano!

Outro close do seu rastro. Notem que tracei uma circunferência em volta, com a bota que estava calçado.

Esta toca, com certeza deu sombra a algum dos animais que ali frequentam.

Bela vegetação que, em sua forma singela, emerge do tronco úmido caído ao chão.

O parceiro Cristiano Gomes, fita um pássaro e se prepara para tentar fotografá-lo. Como o chão estava bem molhado pela chuva que caiu na madrugada, ele optou pela bota Sete Léguas. 

Belo besouro "rola-bosta" com a sua pelotinha de "bosta" de algum animal. Notem a bela nuance de côr verde metálico.



Esses besouros tinham uma mobilidade fantástica e a qualquer tentativa de encostar neles alçavam vôo incontinenti.


Essa Joaninha Gigante deu um enorme trabalho para a fotografarmos na forma Macro. Ela teimava em sempre se ocultar na ramagem. Uffa!





Estes "sinos do cerrado", interessantes, tinham alguns caídos no chão. Certamente uma forma de se reproduzir.....

Estas flores me lembraram de flores da jabuticabeira. E como estavam cheirosas....







Essas gralhas não nos acuaram, como elas costumeiramente fazem ao encontrar alguém na mata, mas mostraram-se sociáveis e conseguimos algumas fotos.  

Aí estão eles! Estava tentando enquadrar na máquina fotográfica um passarinho difícil, pois não ficava quieto nem um instante, quando eles pediram passagem, à toda! O passarinho saiu desfocado (vide foto abaixo) e eles passaram bem velozes.

Eis o passarinho desfocado! É, na realidade um Tico-Tico Rei, o macho da espécie, com o seu topete vermelho proeminente. 

 Paisagem vista do topo do Morro Feio.
 Outra foto da vista do topo.

Flagrado pela lente do Cristiano Gomes. Uso "perneira" sim! Depois que vi o estado que ficou o pé de um conhecido meu ofendido de cobra jararaca, nunca mais saí sem um bom par de perneiras!

Este foi o resultado de um desafio de máquinas, para ver quem atirava primeiro. Digo, tirava a foto primeiro...rsrsrsr

Subindo morro acima.....

No topo do Morro.

 A sensação era de muita paz e tranquilidade. Nenhum som artificial....tudo natural, inclusive o ciciar do vento nas folhas da vegetação. Foi uma trilha e tanto!





5 comentários:

  1. Que maravilha... Belas fotos Tulio,com destaque a flor amerela e os sinos.
    Na proxima caminhada nos brinde com uma foto macro do besouro, ele é muito bonito.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Túlio, somente depois de anos procurando o reencontrei. Pelo visto vc agora dedica-se à fotografia. Apareça lá no CTC, pois estamos saudosos dos seus causos. Meus sinceros parabéns pelo blog, e aqui vejo que vc continua a interagir com a natureza, de forma inteligente. Grande abraço do amigo Amaral, cá de Santa Catarina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Amaral! Obrigado por encontrar-me (rs)! Senti a tua falta também...hehehe.... vc foi um grande companheiro de causos lá do CTC, de fato. Sim, estamos interagindo sempre que podemos e as condições do tempo permite. Não há nada como o mato, né, cumpadi? A gente se vê na trilha! Abração.

      Excluir
  3. Não se esqueça caro amigo que o jeamaral.multiply.com contém alguns causos meus e fotografias também. No www.artigonal.com, caso vc se interesse, também publiquei os mesmo causos (basta acessar e digitar: Jose Eduardo do Amaral.
    Grande abraço,
    Amaral.

    ResponderExcluir
  4. Não me esquecerei. Vejo que vc está ainda na ativa, escrevendo bastante. Sucesso. Grande abraço, cumpanheiro!

    ResponderExcluir

Olá! Gostou? Então deixe a preguiça de lado e comente!