Postagens populares

segunda-feira, 9 de maio de 2011

O POR-DO-SOL E NASCER DO SOL NO ARAGUAIA

A maioria das pessoas, quando pensa na Natureza, no Sol, pensa no poente. É o que elas conhecem, depois de um longo dia de trabalho, isso quando estão em um lugar onde possam observar essa beleza. Como marinheiro, vi muitos por-do-sois, muitas e muitas vezes o vi nascer em alto mar. É um belo espetáculo a tênue claridade surgindo na hora de fazermos com o sextante nossas observações astronômicas, necessárias para nossos cálculos de navegação. Quando terminados de calcular, o Sol ainda não nasceu, mas a claridade aumentou, fazendo com que astro se estrelas desapareçam no firmamento.

Muitas vezes me debrucei na amurada do passadiço, aguardando, olhos fixos onde vai surgir o Astro Rei. Por fim um arco surge no horizonte longínquo, seus raios começando a iluminar a vastidão do oceano. A água, quando o mar está espelhado, cintila, reverberando a luz. O Sol vai elevando-se lentamente, tudo clareando ainda mais. Em minutos já aparece quase a metade, mais um pouco surgindo como uma bola de fogo, aparece quase a metade, mais um pouco surgindo como uma bola de fogo, belo, majestoso. Nesse momento ainda podemos olhar diretamente para ele, seus raios ainda são mansos, não ferem nossos olhos. E em instantes ele já faz parte do cotidiano.

Mas meu sonho sempre foi assistir a esse nascer do Sol em pleno rio, meu barco encostado em uma enorme e bela praia de alvas e macias areias, a mata próxima me entregando todos os belos sons da Natureza, ao começar de um novo dia. É o que se pode fazer no rio Araguaia, um rio Paraíso, longe do mundo, irmanados com a Natureza, uma companheira inigualável. Com ela, o que poderia ser solidão, transforma-se em comunhão conosco, uma poesia em nossa vida, um renascer que nos prepara melhor para enfrentarmos o mundo com o qual somos obrigados a conviver.

Continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Gostou? Então deixe a preguiça de lado e comente!