Postagens populares

sexta-feira, 6 de maio de 2011

VIAGEM DE CANOA SEM MOTOR NO RIO ARAGUAIA

Amigos, resolvi abrir um parêntese aqui e ampliar o blog com causos sobre a natureza, além das fotos. Aliás, eu já fiz isso quando postei o causo que postei aqui no blog sobre a onça que passou por trás de nós quando estávamos a busca de Mangava no cerradão de Goiás. O causo a seguir é muito bom, pois eu mesmo gostaria de fazer uma viagem assim, descendo o rio Araguaia de "bubuia", sem preocupações com nada. Só curtindo a natureza. E porque não os amigos do meu blog??? Boa leitura a todos!

Foto: Pôr-do-sol no Rio Araguaia. Autoria Charles Machado.

VIAGEM DE CANOA SEM MOTOR DESCENDO O RIO ARAGUAIA
Extraído do livro de Lima de Miranda "O dia-a-dia no Araguaia"

Capítulo I

De maio a outubro, geralmente não chove na região Centro-Oeste. Em setembro, rio está com sua menor quantidade de água. Em junho viajei para o Rio Araguaia, começando a acalentar um dos meus sonhos, depois de observar, ao fazer pequenas viagens de canoa a motor, que os animais fugiam das margens, isso quando acaso conseguia vê-los, ao ouvirem o ruído do motor. Vez por outra eu via uma capivara, um veado, uma anta ou um jacaré. Corriam velozes para mata, o jacaré atirando-se n’água, assustado.

Em 1976 consegui realizar esse sonho. Comprei um barco no Rio Cristalino, fiz nele os reparos necessários, preparando-o a meu modo, mandando fazer uma tolda. Voltei no Rio de Janeiro, onde comprei tudo o que se fazia necessário para a viagem. Fogão a gás de duas bocas, lampião a gás, utensílios de cozinha, cama e mesa, além de uma barraca de camping para duas pessoas.

Regressando a Luís Alves, onde tinha deixado o barco, levado a reboque desde o Rio Cristalino, preparei tudo para a viagem de sonho.

Começava o mês de julho. Um amigo não conseguia aceitar o que eu estava planejando. No dia da saída, por fim desabafou.

- Você vai mesmo descer o rio nesse barco sem motor?
- Vou. Quero ver os animais nas margens, sem assustá-los. Qual é o problema?
- Não tem medo? Ainda tem muitas onças por aí, cobras, um bando de bichos. É muito perigoso.
- Enéas, eu não acredito que os animais ataquem sem serem provocados. Na realidade creio que eles apenas se defendem quando se sentem em perigo.
- Tá bem, vai nessa, depois você me conta, mas não diga que não avisei. Acho que você tá é doido mesmo.

Continua....


2 comentários:

Olá! Gostou? Então deixe a preguiça de lado e comente!